Atuação do Comboio

Comboio de Abastecimento/lubrificação: produtividade de sua frota no campo

Nos equipamentos que atuam em canteiros de obras e nos campos é muito importante para garantir o bom funcionamento da frota. Com a utilização de um caminhão comboio de lubrificação, é possível prolongar a vida útil dos equipamentos, evitando quebras inesperadas e desgastes prematuros, além de garantir eficiência, produtividade, diminuindo o custo da obra.

Estes veículos representam um recurso estratégico e fundamental para a economia neste segmento de transporte, seja na vertente da sustentabilidade, seja no produto interno bruto. Além disso, estão cada vez mais presentes em diversas atividades cujo funcionamento adequado é vital para desenvolvimento de determinadas atividades. 

Com a chegada das indústrias automobilísticas no Brasil por volta dos anos 50 e, junto com elas, a implantação de grandes obras, surgiu a necessidade de lubrificar e abastecer máquinas em locais de difícil acesso e independente às suas atividades. 

Surgiu então o caminhão comboio de abastecimento/lubrificação, uma unidade móvel para abastecimento e lubrificação para estes tipos de veículos, maquinas, desempenhando a função de oficinas volantes, concentrando os componentes essenciais para a execução de manutenções em locais de acesso restrito.

No Brasil, os comboios de lubrificação, popularmente conhecidos como “melosas”, transportam itens como óleos, graxas, combustíveis, água, compressor de ar e ferramentas de manutenção. 

Há décadas, eles são tão essenciais nos canteiros quanto os equipamentos que atuam nas obras, já que, sem a correta lubrificação e agilidade no abastecimento, a frota tem seu desempenho comprometido.

Otimizando os cuidados em uma frota de Veículos/Maquinas com o uso de caminhões comboio de abastecimento/lubrificação.

Os fabricantes de comboios de abastecimento/lubrificação apontam as principais tendências na configuração desses equipamentos para maior produtividade na frente de operações.

A lubrificação quando realizada com critérios, proporciona o acréscimo de 6% no rendimento dos equipamentos, o aumento de 30% na sua vida útil e a diminuição em 56% na necessidade de manutenção, comprovando a eficácia do processo.

Na frente de operações, seja em canteiros de obras, lavras de minério ou usinas sucroalcooleiras, eles são utilizados para o abastecimento e lubrificação dos equipamentos em campos de trabalho e devem ser dimensionados em função do perfil da frota mobilizada. 

Os comboios de abastecimento/lubrificação precisam ser protegidos de ações climáticas como ventos fortes, chuvas, e da contínua exposição ao sol, uma vez que possuem equipamentos eletrônicos; também é preciso mantê-los livres dos agentes poluidores e contaminantes.

Os especialistas do setor são unânimes em ressaltar a importância da adequação do layout do comboio de lubrificação, mas advertem que os acessórios desempenham papel igualmente importante. 

Eles destacam, também, as tecnologias de sucção de lubrificantes, seja no abastecimento pelos comboios ou na remoção do óleo usado dos equipamentos, preservando, assim, o Meio Ambiente.